4 maneiras simples de identificar problemas no seu carro

A grande maioria dos condutores de veículos não tem conhecimento técnico para descobrir problemas potenciais em seu carro.

As vezes o carro pode apresentar falhas em seu sistema elétrico e mecânico, que podem ser identificados de forma simples e prática, mesmo para motoristas leigos no assunto.

Nos carros atuais, providos de alta e avançada tecnologia, até pode se tornar mais fácil descobrir quando existe algum problema com o veículo. Graças as tecnologias das oficinas de leitura de injeção eletrônica, o computador pode mapear todo o carro em busca de falhas.

Mas por muita das vezes, um veículo pode apresentar problemas silenciosos, que não identificados precocemente, podem resultar em um grande gasto com manutenção.

Confira algumas dicas e sinais que podem indicar problema mecânico ou elétrico em seu veículo.

Sinal de mancha ou vazamento embaixo do veículo

Problemas com o sistema de arrefecimento do motor podem produzir um vazamento de fluido verde amarelado-verde, azul pastel ou laranja fluorescente sob a frente do seu veículo.

Um vazamento de óleo é caracterizado por um fluido marrom escuro ou preto, enquanto o fluido vermelho pode indicar um problema com o sistema de transmissão ou direção hidráulica.

Um vazamento em qualquer um desses sistemas pode levar a falhas graves do motor, caso sejam ignorados ou o reparo seja atrasado.

Cheiro estranho saindo do veículo?

O sentido do olfato é um indicador muito útil dos problemas do motor. Você percebe um cheiro ardente de plástico ou isolamento elétrico? Isso poderia indicar um problema em algum lugar do sistema elétrico. Um problema com o catalisador ou sistema de emissões pode cheirar a ovos podres.

Um vazamento no sistema de arrefecimento cria um cheiro doce quando o líquido de arrefecimento atinge as partes quentes do motor. O cheiro de gasolina pode estar vindo de um vazamento no sistema de combustível ou de um problema com o tanque de gasolina. Não ignore nenhum desses sinais.


Barulhos fora do comum

Se você está dirigindo e percebe um som estranho, como se estivesse batendo no motor, guinchando ou raspando quando você aplica os freios, ou qualquer outro tipo de clunking, grito ou ping, há um problema em algum lugar.

Você pode ajudar a identificar o que poderia estar causando o som se você tomar nota de onde o som está vindo e quando isso acontece (por exemplo, quando você começa a acelerar, quando o motor está frio, etc.).

Alguma coisa não parece certa quando você está dirigindo?

O motor parece lento quando você acelera? Está em marcha lenta? Você está tendo dificuldade em dirigir? Os freios parecem com mingau quando você os aplica? Todos esses são ótimos exemplos de algo que não está certo quando você está dirigindo. Esses sinais não devem ser ignorados.

Para ilustrar – Se você está tendo dificuldade em manusear seu veículo e se sentir difícil de dirigir, isso pode significar que você precisa de um alinhamento de pneus e balanceamento de direção.

Mas, se você adicionar a esse sentimento, o fato de ouvir um som vibrante quando gira, pode ser uma indicação de uma situação que é muito mais séria, como uma montagem de motor desgastada ou um problema com o sistema de direção.