O que é um carro hibrido e como ele funciona?

O carro híbrido é uma realidade cada vez mais presente na vida dos brasileiros e principalmente na população mundial. As crescentes preocupações com a preservação do nosso planeta é o fator primordial em sua popularidade.

A tendência é que eles se tornem totalmente elétricos nos próximos anos, mas até o momento a solução criada para o “equilíbrio” entre a combustão e a eletricidade está presente nos modelos híbridos.

Confira a seguir um pouco mais sobre esta maravilha da engenharia.

O que é um carro híbrido?

Há outros modelos mais antigos como o modelo Armstrong Phaeton de 1896, criado a pedido da Roger Mechanical Carriage Company e desenvolvido pelo engenheiro elétrico Harry E. Dey. Mas o modelo que “puxou” a fila da nova geração de híbridos é o Toyota Prius.

Este foi o primeiro modelo produzido em massa no Japão, já em 1997. Ele chegou ao mercado internacional a partir de 2001, sendo o modelo mais popular de híbrido vendido até hoje.

Porém diante a atual preocupação com a natureza, diversas outras montadoras também estão desenvolvidos carros com motorização mista.

Portanto um carro híbrido é aquele que funciona com duas fontes de energia, geralmente um motor a combustão como principal e outro menor movido a eletricidade, produzido pelo próprio carro.

O motor a combustão pode ser a gasolina, etanol ou diesel.

Um híbrido conta com uma boa autonomia, ou seja, além de mais politicamente correto nas questões ambientais, ele também proporciona uma economia maior de combustível.

Motor a combustão

Os motores a combustão são responsáveis por gerar uma potência maior e maior autonomia, pelo menos até o momento vem sendo assim, mas há projetos em que o tempo de resposta de elétricos está muito superior, bem como as distâncias percorridas.

Mas se a potência aumenta, o consumo de combustível aumenta e a poluição consequentemente.

Motor elétrico

O motor elétrico não emite nenhum poluente proveniente da geração de energia e conta com sistemas de descartes de peças, principalmente das baterias que também são bem prejudiciais ao meio ambiente, de forma mais fiscalizada.

Mas até o momento o lado negativo desta motorização é que a autonomia é menor e o tempo de recarga é muito superior do que um modelo a combustão.

Tipos de Motores Híbridos (Foto: https://www.fueleconomy.gov/feg/hybridtech.shtml)

Vantagens de carros do híbridos

E com base nos benefícios e defeitos de cada motorização, um carro híbrido é capaz de superar ambas as dificuldades. Ele é responsável por combinar a potência e autonomia do motor a combustão, com a menor emissão de poluentes e a questão economia do motor elétrico.

Ambos vem sendo trabalhados juntos para um compensar o defeito do outro e hoje temos três modelos distintos de híbrido:

  • Híbrido em série;
  • Híbrido em paralelo;
  • E híbrido misto.

No Híbrido em série, os motores são ligados em série (em sequência), onde um alimenta o outro. Em praticamente 100% dos casos o motor a combustão é o responsável por alimentar o motor elétrico, que é direcionado apenas para as rodas, gerando sua própria eletricidade.

Já o Híbrido em paralelo faz com que ambos os motores gerem energia, mas apenas um é ativado, melhorando o seu desempenho nas estradas.

O Híbrido misto é o sistema mais comum desta nova geração. Ele como o próprio nome já cita, combina o funcionamento separado e simultâneo para gerar propulsão nas rodas. Quando estão ligados juntos, um faz o carro andar e o outro gera energia elétrica, independentemente de ser o a combustão ou o elétrico.

Um exemplo clássico de Híbrido misto é o Ford Fusion Hybrid e o próprio Toyota Prius.

Modelos mais econômicos

Todos os sistemas híbridos são mais econômicos com relação a combustíveis de propulsão. Porém os preços, pelo menos no Brasil não são atrativos na compra e muito menos na manutenção.

O motor a combustão geralmente é menor do que em outros modelos, pois é preciso que a frente (ou traseira) do carro comporte os dois motores.

O motor elétrico dos híbridos também conta com a característica de uma frenagem regenerativa, onde ao acionar os freios ou parar de acelerar, o motor atua de maneira reversa, enviando energia para as baterias e se regenerando.

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Consumo médio de um modelo híbrido

Há diversas promessas de motores extremamente econômicos, mas uma média plausível destes motores é a autonomia de 20 a 30 km/l.

Há modelos como o Panamera Turbo S E-Hybrid que promete uma autonomia de 50 km/l, mas o carro passa facilmente dos R$ 1 milhão.

Para manter um consumo médio é preciso tomar cuidado com a aceleração. Todo carro que sofre uma aceleração brusca, tende a gastar mais combustível.

Desvantagens do híbrido

A primeira grande desvantagem é com relação ao preço da tabela fipe total do veículo. Hoje um Prius está custando em média R$ 129 mil reais.

A alternativa neste caso, seria procurar um modelo usado para compra, de preferência semi novos.

O preço das peças e a manutenção bem específica também é caro.

Além da manutenção, o desempenho, pelo menos nos híbridos mais populares é bem abaixo dos modelos convencionais, isso porque a proposta é justamente economizar combustível e poluir menos.

Os modelos acabam sendo mais lerdos, porque normalmente são mais pesados do que os tradicionais.