Dicas simples de manutenção do seu carro

Cuidar da manutenção de seu carro pode evitar gastos extras no médio longo prazo. Por muita das vezes, atitudes simples podem fazer com que seu carro tenha uma boa “saúde”, durando muito mais tempo sem visitar uma oficina mecânica.

O brasileiro é conhecido como “apaixonado por carro”, mas não é isso que as pesquisas mostram. Somente 10% dos proprietários de veículos revelaram manter seu carro com as manutenções básicas em dia.

Criamos aqui um guia simples de como cuidar do seu carro, com métodos simples de prevenção, confira abaixo:

  • O óleo do motor e o filtro devem ser trocados regularmente. O óleo do motor é crucial para manter e prolongar a vida útil do motor. Não trocar o óleo com a frequência exigida pelo fabricante, pode aumentar muito os riscos de problemas sérios no motor. O tempo de troca de óleo segue um padrão no Brasil, com 10 mil Quilômetros ou 6 meses de rodagem. Evite colocar óleo e filtros de baixa qualidade, o barato pode sair caro futuramente.
  • Troque o filtro de ar do motor. O filtro de ar do motor pode fazer grande diferença na operação do seu veículo. Sem ele, detritos prejudiciais, sujeira e contaminantes entrariam no seu motor. Dirigir com o filtro de ar obstruído ou sujo pode prejudicar o desempenho do carro, aumentando o consumo de combustível. Consulte o manual do proprietário para verificar o tempo de substituição recomendado.
  • Mantenha o sistema de arrefecimento em dia. O principal trabalho do sistema de arrefecimento é evitar que o veículo atinga altas temperaturas. Sem a manutenção devida no sistema de resfriamento do carro, como manter os níveis de água corretamente, troca de correias, mangueiras e filtros depois de um longo tempo de uso, poderá resultar com sérios danos ao motor. O sistema de resfriamento evita que o motor se superaqueça, sinais no painel do carro mostram a temperatura do veículos, que deve se manter entre 90º e 100º
  • Oficina de qualidade e confiança. Quando surgir problemas no seu veículo, ou até mesmo nas manutenções de rotina, procure sempre oficinas mecânicas de confiança e qualidade. Existem milhares de estabelecimentos por todos os lados, gaste algum tempo procurando boas referencias com parentes e amigos, para não correr o risco de deixar seu veículo em mãos sem experiência e qualidade.
  • Fique atento aos sinais. Se a luz de verificação do motor estiver acesa, você perceberá um vazamento e / ou um cheiro ou som estranho vindo do seu veículo, faça o check-out imediatamente. Muitas vezes, os problemas do carro são menores e podem ser corrigidos rapidamente. Tire algum tempo para ler o manual do proprietário, visando encontrar os principais sinais de alerta do painel. Se você atrasar um reparo, você pode acabar com um reparo caro ou pior… condições perigosas de direção.
  • Periodicamente ande e inspecione seu veículo. Inspeções de entrada de automóveis são uma maneira simples de ver se há algo errado com o seu veículo. Verifique os pneus quanto a desgaste irregular, protuberâncias, rachaduras e outros sinais de envelhecimento. Observe a profundidade do piso do pneu e substitua os pneus quando o piso estiver baixo. Verifique a pressão do ar dos pneus. Certifique-se de que todas as luzes estejam funcionando. Verifique a condição e o nível de todos os fluidos vitais do motor. Abra o capô e inspecione mangueiras e correias.